Destaques São Geraldo

Erigido Santuário Arquidiocesano, em Sorocaba (SP), nos 300 anos de São Geraldo Majella

Reconhecimento marca início das celebrações do tricentenário do Santo Irmão.

Escrito por Santuário São Geraldo Majella

28 ABR 2025 - 21H12 (Atualizada em 28 ABR 2025 - 21H41)

No dia 27 de abril de 2025, segundo domingo da Páscoa, às 18h00, com transmissão pela TV Aparecida realizou-se a Solene Concelebração Eucarística na qual foi erigida como Santuário Arquidiocesano a Igreja Matriz de São Geraldo Majella. Presidiu a Eucaristia o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, SAC. Concelebraram: Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R. (Superior Provincial), Pe. Fernando Henrique Giuli Batista (Vigário Geral), Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R (Pároco e agora também, Reitor), Pe. Vinícius Geraldo Ponciano (Reitor do Santuário / Basílica de São Geraldo em Curvelo), Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, C.Ss.R. (Vigário Paroquial), Diác. Caio de Oliveira, C.Ss.R. e Diác. Pedro Rodrigues Jacob, e vários outros sacerdotes.

Presentes ainda um número expressivo de Irmãos Redentoristas, Junioristas, Noviços, seminaristas, Oblatos e Missionários Leigos Redentoristas, pois com essa celebração iniciou-se as celebrações do Jubileu dos 300 anos de nascimento de São Geraldo Majella. Muitos fiéis da Paróquia e de diversas localidades de Sorocaba lotaram a Igreja.

Com a procissão de entrada a Relíquia de São Geraldo foi levada pelo Ir. Pedro Magalhães Gomes, C.Ss.R., a um lugar de destaque.

Em sua saudação inicial, Dom Julio Endi Akamine destacou o trabalho da Congregação do Santíssimo Redentor na Arquidiocese: “É uma grande alegria poder contar com o trabalho dos missionários redentoristas, há tantos anos presentes em nossa arquidiocese, principalmente na cidade de Tietê - SP e, mais recentemente, aqui em Sorocaba. E através deste Santuário ser um ponto de convergência para o encontro com Deus, mas também de irradiação dos discípulos missionários de Jesus Cristo, a Igreja em Saída, a Igreja de portas abertas, a Igreja samaritana. É muita alegria poder celebrar a elevação deste Santuário São Geraldo Majella”.

Em seguida, o Pe. Fernando Giuli, Vigário Geral da Arquidiocese, leu o Decreto de Ereção do novo Santuário. Ao final, o povo aplaudiu demonstrando seu contentamento

Na homilia Dom Julio destacou a leitura do Evangelho (Jo 20,29) e a aparição de Cristo diante dos apóstolos, de forma especial a Tomé, e o desejo de experimentarmos o amor de Jesus: “Nós erigimos este Santuário para isso: o Santuário deve ser uma expressão concreta deste nosso desejo de ver, de tocar pessoalmente Deus. A gente vêm até o Santuário para quê? (...) Porque a gente quer, de alguma forma, ver e tocar. O Santuário é erigido para que nós possamos sentir tocados pela mão de Deus (...) A experiência de Tomé pode também ser a nossa. Possamos nós também, neste Santuário, exclamar tantas vezes: ‘Meu Senhor e meu Deus'".

No ofertório, juntamente com os dons, foram apresentados símbolos que remetiam à devoção de São Geraldo a Nossa Senhora, seu amor à Eucaristia e, sua proteção às mamães grávidas.

Ao final da celebração, o Superior Provincial ressaltou a abertura das celebrações pelos 300 anos do Santo irmão redentorista: “São Geraldo é para nós uma grande luz, uma grande inspiração do nosso trabalho missionário. Ao longo de todo esse ano dedicado ao tricentenário, nós queremos aprofundar a vida dele, mas, sobretudo, o seu ‘ser’ missionário, irmão redentorista, a sua espiritualidade. Talvez, na constelação dos santos redentoristas, Geraldo é aquele que possui mais uma mística que precisa ser conhecida e vivenciada por cada um de nós”. Destacou, ainda, a programação intensa das celebrações pelos 300 anos de São Geraldo e a conclusão, que será realizada no Santuário São Geraldo de Curvelo - MG.

A Missa foi concluída com a Oração Jubilar, a São Geraldo Majella, rezada pelo Ir. Carlos José da Cunha, C.Ss.R. e pelo Ir. José Domingos Vasconcelos, C.Ss.R. e com o descerramento de uma placa comemorativa.

Sobre o significado da oficialização do Santuário São Geraldo, o Pároco / Reitor, Pe. Luiz Cláudio afirmou: “Para os Redentoristas que atuam, desde 2012, numa área popular e desafiadora da Região Norte de Sorocaba , a distinção arquidiocesana para com nossa Igreja Matriz de São Geraldo, erigindo-a Santuário, revela não só um reconhecimento do trabalho realizado até agora, mas abre perspectivas de continuidade missionária nas sete comunidades da Paróquia e, ainda, atendendo pessoas de diversas paróquias que nos procuram, seja para o sacramentos da Eucaristia e Reconciliação, seja nos momentos próprios da piedade popular, sempre atraídos por nosso Santo Irmão, São Geraldo Majella”.




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário São Geraldo Majella, em Destaques São Geraldo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.