Destaques São Geraldo

Missa Solene de Dedicação da Igreja e do novo Altar

Igreja se prepara para sua elevação a Santuário Arquidiocesano.

Escrito por Santuário São Geraldo Majella

10 ABR 2025 - 17H01 (Atualizada em 10 ABR 2025 - 17H15)

Pascom / PSSG

A Comunidade Paroquial celebrou, de maneira solene e participativa no dia 09 de abril, a Eucaristia na qual foi dedicada a Igreja e o novo Altar e, assim, preparando ainda mais o templo que, em breve, será oficializado como Santuário Arquidiocesano.

Dom Julio Endi, Akamine, SAC presidiu a celebração. Concelebraram o Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R. (Pároco), Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, C. Ss.R. (Vigário Paroquial), Pe. Helio de Carvalho Naves, C.Ss.R. e Pe. José Gabriel Mariano (Pastoral), Pe. Sérgio Murilo Scudeler (Cerimoniário) e assistência do Diác. Pedro Rodrigues Jacob. Presentes o Ir. Pedro Magalhães, C.Ss.R (Diretor do Seminário) e Ir. Benedito Lima da Silva, C.Ss.R. (Pastoral / Sacristia) e os seminaristas do Seminário São Geraldo.

A Igreja repleta de fiéis que acompanharam de forma piedosa e atenta os ritos solenes de bênção e aspersão da água, a liturgia da Palavra e a homilia de Dom Julio. Na sequência, devotamente, todos cantaram a Ladainha de todos os Santos e acompanharam a Prece de Consagração, a Unção, Incensação, preparação do altar e sua iluminação. A alegria pode ser contemplada ainda mais quando as luzes da Igreja se acenderam e realizou-se o ofertório.

Ao final, Pe. Luiz Cláudio agradeceu a todos os paroquianos e benfeitores empenhados em oferecer as condições para a aquisição do novo mobiliário litúrgico.

Louvemos a Deus pois nos concedeu tão bela oportunidade e caminhemos rumo à Páscoa do Senhor, nas alegrias do ano jubilar da Esperança e na proximidade das celebrações dos 300 anos do nascimento de São Geraldo Majella

A Dedicação da Igreja

O ato de dedicar algo ao Senhor possui sua origens no Antigo Testamento com o povo judeu. Recordava-lhes que o Templo onde realizavam suas orações era a casa do Senhor, a morada de Deus no meio deles.

Desde a antiguidade, dá-se o nome de “igreja” aos edifícios construídos nos quais a comunidade cristã (a igreja). As Igrejas são sinais visíveis da Igreja que peregrina na terra e da Igreja celeste. São a casa de Deus, onde os cristãos se encontram para celebrar a liturgia e realizar suas orações. Daí o costume de se dedicar as igrejas numa celebração solene.

Com a vinda de Jesus Cristo a ideia de casa de Deus, de templo, não diz respeito apenas a um edifício, mas as pessoas que formam uma comunidade. Jesus havia escolhido Pedro: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18). Por sua morte e ressurreição, Jesus Cristo, tornou-se o verdadeiro e perfeito templo da Nova Aliança.

Não nos esqueçamos: A Igreja dedicada nos recorda que todos nós, somos templos onde Deus habita.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário São Geraldo Majella, em Destaques São Geraldo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.