Destaques São Geraldo

No Santuário São Geraldo, o coração se enche de esperança

Santuário oferece intensa programação jubilar.

Escrito por Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R.

10 FEV 2025 - 09H57 (Atualizada em 10 FEV 2025 - 10H12)

Pascom / PSSG

“Neste Ano Jubilar, que os Santuários sejam lugares sagrados de acolhimento e espaços privilegiados para gerar esperança”. Esse desejo do Papa Francisco contido na Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário de 2025, é um incentivo aos Santuários mundo afora para serem verdadeiros faróis para iluminar e ajudar na condução do Povo de Deus para um momento singular de encontro vivo e pessoal com o Senhor Jesus.

No Santuário São Geraldo, lugar sagrado de peregrinação da Arquidiocese de Sorocaba, há uma intensa programação que favorece todos aqueles que aqui vem celebrar, se reconciliar, participar de um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento ou para a prática de uma devoção, seja a Nossa Senhora ou a São Geraldo Majella.

O atendimento das confissões ocorre de terça a sábado. A celebração da Eucaristia, os momentos de devoção e piedade popular e de adoração eucarística e celebração de bênçãos, marcam o ritmo cotidiano do Santuário que está de portas e braços abertos para acolher a todos.

Deixemo-nos, desde já, atrair pela esperança, consentindo-lhe que, por nosso intermédio, se torne “contagiosa” para quantos a desejam.

O que é Indulgência Plenária?

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”.

O que é necessário para receber a indulgência jubilar?

Realizar a sagrada peregrinação. A peregrinação representa um elemento fundamental de todo o evento jubilar, por isso deve ser feita a pé. Ela favorece muito a redescoberta do valor do silêncio, do esforço e da essencialidade. Dessa forma, ao agendar a sagrada peregrinação, o responsável irá indicar um itinerário para ser feito a pé. Evidentemente cada grupo de peregrinos terá a liberdade de fazer um itinerário mais longo.

Realizar a piedosa visita. Pode ser feita individualmente ou em grupo. É preciso dedicar um tempo mínimo de uma (01) hora de adoração eucarística e de meditação nos lugares sagrados indicados, concluindo com as orações do Pai-Nosso, do Creio e com invocações a Nossa Senhora, Mãe de Deus.

Praticar obras de misericórdia e de penitência. As obras de misericórdia corporal são: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos.

As obras de misericórdia espiritual são: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, corrigir os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e defuntos.

As obras de penitência podem ser, por exemplo, 1. abster-se, durante pelo menos um dia, de distrações fúteis (reais e virtuais, redes sociais); 2. de consumos supérfluos, jejuando ou praticando a abstinência segundo as normas gerais da Igreja, e devolvendo uma soma proporcional em dinheiro aos pobres; 3. apoiar obras religiosas ou sociais, especialmente em favor da defesa e da proteção da vida em todas as suas fases da vida; 4. socorrer as crianças abandonadas, os jovens em dificuldade, os idosos necessitados, os migrantes “que deixam a sua terra à procura de uma vida melhor para si próprios e suas famílias”; 5. dedicar uma parte do tempo livre para atividades de voluntariado, que sejam de interesse para a comunidade.

Outras obras para se alcançar a Indulgência Jubilar são: 1. participar em Missões populares; 2. em exercícios espirituais ou 3. em encontros de formação sobre os textos do Concilio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica, que se realizem numa igreja ou noutro lugar adequado, segundo a intenção do Santo Padre.

Programe-se:

As Paróquias, Comunidades, Movimentos e Grupos de Pastorais podem agendar sua peregrinação dirigindo-se a Secretaria do Santuário, através do e-mail: secretaria@santuariosaogeraldo.com.br ou do telefone (15) 3223 2363 ou WhatsApp (15) 99168 6381. Informações sobre o santuário, horários de celebrações e notícias podem ser acessadas no site: www.santuariosaogeraldo.com.br .

Dias e horários das celebrações e atendimentos do Santuário São Geraldo Majella:

Novena à São Geraldo Majella - Segundas-feiras – 19h30

Novena Perpétua à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Quartas-feiras – 07h00 – 19h30

Adoração Eucarística - Quintas-feiras – 15h00 às 19h10

Missa Votiva da Santíssima Eucaristia, Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento - Quintas-feiras – 19h30

Missa Votiva do Coração de Jesus - Primeira Sexta-feira de cada mês – 19h30

Missa Votiva de São Geraldo Majella – Celebração de bênçãos - Dia 16 de cada mês – 19h30

Missas:

Terças – 07h00

Quintas – 07h00 e 19h30

Sextas – 07h00

Sábados – 19h00

Domingos – 07h00 – 10h00 e 19h00

Confissões:

Terças - 14h30

Quartas - 09h00

Quintas 14h30

Sextas - 09h00

Sábados - 09h00

“No Santuário São Geraldo nosso coração se enche de esperança”.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Luiz Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R., em Destaques São Geraldo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.