“O Verbo de Deus se fez carne, e habitou entre nós!”
Já de longa tradição a Igreja Católica tem o costume de, a cada 25 anos, celebrar o Jubileu da Redenção, fazendo memória da Encarnação de Jesus Cristo na história, assumindo a nossa humanidade. O jubileu traz consigo a celebração de um Ano Santo, no qual os fiéis, a partir do cumprimento de certas prescrições propostas pela Igreja, podem alcançar graças especiais.
O primeiro Ano Santo da história e o primeiro jubileu foram convocados pelo Papa Bonifácio VIII para o ano de 1300. Devido ao jubileu a história registrou uma grande movimentação de peregrinos em Roma, como nunca tinha se visto. Aos poucos o costume foi entrando na Igreja e hoje o jubileu ordinário é comemorado a cada 25 anos.
No ano 2000 a Igreja celebrou o grande jubileu de passagem do segundo milênio e no início de seu pontificado o Papa Francisco convocou um Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Dioceses pode convocar também jubileus particulares por razões especiais.
Neste ano de 2024, dedicado à oração, estamos em preparação para o grande jubileu de 2025 que tem como tema: “Peregrinos da esperança!”
Arquidiocese de Sorocaba abre festejos do jubileu da Redenção
No final desse ano acontecerá a abertura do grande jubileu com a abertura da Porta Santa nas 04 basílicas maiores em Roma – Santa Maria Maior, São Paulo fora dos Muros, São João de Latrão e São Pedro – devendo ser repetido em todo o mundo.
Em cada Igreja particular deverá acontecer também uma cerimônia especial que marque a abertura do jubileu.
Em nossa Igreja Arquidiocesana de Sorocaba a cerimônia de abertura do jubileu será realizada na catedral metropolitana no dia 29 de dezembro, às 15h00, junto com a celebração da Festa da Sagrada Família.
Da mesma forma a Romaria Arquidiocesana que tradicionalmente acontece no dia 01 de janeiro, saindo do Santuário de Aparecidinha em direção à catedral terá uma marca forte de abertura do Ano Jubilar e da proclamação da esperança que se renova com a memória da Encarnação do verbo de Deus.
Os fiéis de todas as paróquias da arquidiocese são convidados para a missa de saída da romaria às 05h00, no Santuário de Aparecidinha, e da missa de chegada da romaria à catedral metropolitana, às 11h00 do dia primeiro de janeiro.
Todos os devotos de São Geraldo e as comunidades de nossa paróquia/santuários são instados a viver o jubileu em nível arquidiocesano e paroquial.
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.